Páginas

domingo, 7 de agosto de 2011

Monitoramento de hosts e serviços com Nagios

Neste poste voce conhecerá uma poderosa ferramenta, o Nagios.

O objetivo deste post não é fazer comparação entre as diversas ferramentas de monitoramento de hosts e serviços nem mesmo explicar um passo-a-passo para instalação, o principal objetivo é voce ter o primeiro contato com a ferramenta para posteriormente se apronfudar ou não.

O que é o Nagios?

De acordo com nagios.org, " Nagios é um poderoso sistema de monitramento que permite as organizações identificar e resolver problemas de infra-estrutura de TI antes que eles afetem os processos de negócios críticos. Lançado em 1999, é oficialmente patrocinada pelo Nagios Enterprises, que apoia a comunidade de diversas maneiras através das vendas de seus produtos e serviços comerciais. Nagios monitora sua infra-estrutura de TI para garantir que os sistemas, aplicativos, serviços e processos de negócios estejam funcionando corretamente. No caso de um fracasso, Nagios pode aletar o pessoal técnico do problema, permitindo que eles começem alguns processos de correções antes que haja interrupções e afetem os processos de negócios, os usuários finais ou clientes."

Por se tratar de uma ferramenta incrivelmente grande, não convém citarmos todos os tipos de protocolos suportados, plugins ou addons, a escolha dos mesmos dependerá muito dos interesses do seu negócio.

Porém recomendo o estudo da seguinte estrutura:

1 - Nagios-core
2 - Oficial nagios plugins
3 - PNP4Nagios
4 - Check_mk

Exemplo do resultado final desta implementação:






Porfim, notem que o uso de uma ferramenta de monitoramento é realmente importante para empresas, soluções pagas ainda possuem preços muito elevados o que vem a ser um obstáculo para a maioria das empresas.
Dentre as ferramentas open-source de monitoramento existente tais como Zabbix, Munin, Icinga entre outras, o Nagios cumpre muito bem o que promete, possui uma flexibilidade enorme, o que faz com que a única limitação seja o seu conhecimento.

É isso ai, bons estudos, caso alguém tenha interesse em se aprofundar neste assunto, estarei disposto em ajudar.

Um comentário: